Semana Internacional do Meio Ambiente e a Galpão 5 – II

O Telhado Verde da Galpão 5  é a evolução dos telhados verdes convencionais, porque integra todas as vantagens de um jardim suspenso, como a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), suporte para placas fotovoltaicas e muitos outros benefícios. Funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva reduzindo a chance de enchentes nas cidades.

Usa hidroponia com irrigação subsuperficial da planta. Quando reutilizamos água da chuva ou o próprio efluente tratado da edificação, não precisa ser irrigado com água potável.

Melhora a relação entre as edificações e o meio ambiente e contribui para formação de um miniecossistema, atraindo diversos pássaros, borboletas, joaninhas, abelhas, etc., que ja foram eliminados com o crescimento urbano.

A cobertura vegetal se encarrega de dissipar ou consumir esta energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do prédio. É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e , consequentemente o consumo de energia elétrica e também auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente.

  • Reduz a poluição do ar pelo sequestro de carbono, traz conforto térmico e acústico para ambientes internos, contribui para a maior durabilidade das construções, pois diminui a amplitude térmica e contribui para a  pontuação de certificações como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Em Salvador, a Galpão 5 instalou na Passarela Técnica da Concha Acústica e em alguns projetos particulares.

Telhado Verde Concha

 

A TARDE 19.06.16


Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *