Telhado Verde

O telhado verde  é um  sistema de cobertura  vegetal utilizado  nos telhados em projetos sustentáveis. O tema, aliás, está em alta entre arquitetos e empreendedores mesmo não sendo  uma novidade. Fato é que o telhado verde está sempre presente quando se fala em ideias que apontam para a modernidade, a eficiência energética, sustentabilidade e conservação do meio ambiente.

Como resultado dessa visão de privilegiar o verde e o meio ambiente, o telhado verde tem sido aplicado de forma combinada com o jardim vertical e outras práticas sustentáveis. Além disso, desponta como ótima solução para agregar valor ao conceito de arquitetura, bem como da premissa de conforto ambiental.

TETO VERDE

 

CARACTERÍSTICAS DO TELHADO VERDE

VANTAGENS DO TELHADO VERDE

 

O teto verde é uma alternativa sustentável e de baixo custo perante os telhados e lajes tradicionais. Apresenta diversos benefícios como o gerenciamento de grandes volumes de cargas de águas pluviais, melhor conforto térmico da edificação, diversos serviços ambientais e até mesmo novas áreas de lazer na ocupação do espaço. O telhado verde proporciona também um ambiente mais fresco e agradável protegendo o edifício de temperaturas extremas, especialmente no verão, podendo reduzir em média 6°C. Em áreas urbanas os benefícios são ainda maiores, pois o teto verde promove o equilíbrio ambiental, trazendo a vegetação e a diversidade de volta para o local.

Outro fator importante com relação ao telhado verde é sua capacidade de manter a umidade relativa do ar constante no entorno do edifício, formando um microecossistema. Assim, contribui no combate ao efeito estufa, aumentando a retirada de carbono da atmosfera ao mesmo tempo que oferece maior conforto, beleza e bem-estar para os moradores/usuários da edificação.

Além de sua capacidade de gerenciamento das águas pluviais, as plantas e a terra do teto verde funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do paisagismo, jardins verticais, nas bacias sanitárias, no chuveiro e, e dependendo do tratamento até mesmo para cozinhar ou beber.

DÚVIDAS FREQUENTES

Posso ter um Telhado Verde em uma laje existente?

Sim. Muitos dos nossos projetos de telhado verde são executados em edifícios existentes. O local deve primeiro ser verificado por um engenheiro estrutural para determinar a capacidade de suporte de carga. Um cuidado adicional a se tomar é analisar e substituir a impermeabilização, se necessário, para um sistema mais compatível.

Quantos graus um Telhado Verde pode resfriar a edificação?

 Em média reduz cerca de 6°C

Telhado Verde precisa de Manutenção?

Todo Telhado, seja ecológico ou não, precisa de manutenção.
O teto verde também requer algum tipo de manutenção preventiva. Recomenda-se que uma ou duas vezes por ano se verifique a saúde da vegetação e a presença de espécies indesejadas. Basicamente o cuidado é como um jardim em “terra-firme” com questões básicas de irrigação e aplicação da fertilização.

É necessário irrigar o telhado verde?

É recomendável reservar um ponto de água com boa pressão para irrigação automatizada de telhados maiores. A irrigação automatizada pode ser uma fértirrigação a qual contém todos os fertilizantes necessários para manter a vegetação saudável e bonita duradouramente.

O Telhado Verde acumula água sobre a laje impermeabilizada?

Não. As águas das chuvas e irrigação não ficaram em contato direto com a laje. As camadas de composição do telhado ecológico são construídas para manter a vegetação hidratada, e o excedente de água é levado direto para o dreno, podendo até ser reutilizado.

Portfólio

VISUALIZE ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS